Biodiesel

Nesta quarta-feira (16), será realizada reunião do grupo gestor do Projeto do Biodiesel em Alagoas para avaliar as ações do programa durante os três anos de projeto. O Projeto tem o objetivo de promover o cultivo da mamona e outras oleaginosas, gerando renda e promovendo a inclusão social dos agricultores, por meio de capacitações sobre a produção, o cultivo e a comercialização da mamona, e consultorias para técnicos agrícolas sobre distribuição de sementes de mamona para produtores.

Este projeto, iniciado em 2006, será concluído no final deste ano, mas voltará em 2010 com inovações, como a utilização do bagaço das oleaginosas para alimentação bovina. “O mundo está caminhando para tendências ecologicamente corretas. Estamos aprendendo a utilizar tudo o que a natureza oferece. Neste Programa, o Sebrae/AL trabalha com a mamona, que funciona como complemento de renda para os agricultores, que já trabalham com agricultura de subsistência, como o feijão”, diz a coordenadora da Cadeia Produtiva de Biodiesel do Estado pelo Sebrae/AL, Giulianna Perreli Cavalcante.

Na reunião de quarta-feira, serão analisadas as ações que, ao longo dos três anos, tiveram resultados positivos e as que precisam ser avaliadas e discutidas.

O grupo gestor é formado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri), Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidade Estadual de Alagoas, Óleos Vegetais de Alagoas (Oleal), Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Embrapa), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), Cooperativa do Biodiesel de Alagoas e Sebrae/AL.

O Brasil ocupa, hoje, o terceiro lugar no ranking mundial de produção de mamona, sendo precedido pela Índia e pela China. Em Alagoas, houve um aumento de 75% no cultivo e na produção da mamona depois das ações do Projeto Biodiesel, chegando agora a 31 toneladas ao ano.

A reunião do grupo gestor, última deste ciclo de três anos, será realizada no Palácio República dos Palmares, a partir das 9 horas. Mais informações pelo telefone (82) 4009-1733.

Veja mais